alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Volkswagen Twin-Up!, concept (2013)
Depois de em 2001 o Volkswagen Lupo 3L TDi ter entrado para o Guiness Book of Records ao bater o recorde de economia de consumo com o valor registado de 2,45L/100km, a marca alemã pretende ir mais longe e anuncia o Twin-Up! com um consumo de 1,1L/100km. Nessa altura o 3L, que como o próprio nome indica consumia menos de 3 litros, montava um propulsor a diesel de 3 cilindros, com 1.2 litros de cilindrada auxiliado por um turbo e uma potência de 61 cavalos.
O Twin-Up! acaba por ser uma continuação do projecto XL1 mas aplicado ao modelo citadino Up! Ou seja um veículo híbrido com um motor a diesel e outro eléctrico consumindo apenas 1,1L/100km. É o primeiro veículo de massas do grupo Volkswagen a receber motorização híbrida pelo que a expectativa é grande. Se chegar à linha de produção com estes valores, a Volkswagen prepara-se para bater novo recorde.
O Twin-Up! pesa 1205 kg, curiosamente mais do que a versão a diesel devido à bateria mas consegue um consumo impressionante auxiliado por tecnologia híbrida que associa um motor eléctrico de bateria a iões de lítio a um super-económico propulsor a diesel TDi de dois (!) cilindros com 800cc de cilindrada. A potência combinada é de 74cv e 214Nm de binário. Pode-se dizer que este bloco equivale aos motores usados em motos.
O Twin-Up pode ainda percorrer 50km em modo 100% eléctrico a uma velocidade limitada. É um veículo de cariz económico por isso as performances foram secundarizadas. Alcança os 100km/h em 15,7 segundos e a velocidade de ponta é de 140 km/h. Este modelo promete revolucionar o mercado e marcar o arranque oficial do grupo Volkswagen nos veículos híbridos. Resta saber o preço e a data de lançamento. A versão de produção aproximada deverá ser apresentada no próximo salão automóvel na Alemanha.
///
2013,
concept cars,
hybrid electric diesel,
volkswagen
Sem comentários: