Novas regras de emissões Euro 6 para 2014



O ano de 2014 será marcado pela entrada em vigor da nova norma europeia de emissões Euro 6 em 1 de Setembro. Esta nova legislação irá mudar o foco do CO2 para outros gases. De facto o grande pecado da actual legislação (Euro 5) foi ter deixado de parte gases mais nocivos que o dióxido de carbono, nomeadamente micro-partículas produzidas por veículos a diesel que, segundo estudos realizados por especialistas, podem originar o cancro no pulmão do ser humano quando inalados frequentemente.

Ao contrário do que se pensa o CO2 não é, por si mesmo, um gás letal para o ser humano. Contribui para o efeito de estufa e para o tão falado aquecimento global, embora este seja um tema discutível e não cientificamente provado. A verdade é que a grande preocupação da actual legislação (Euro 5) foi reduzir as emissões de CO2 de modo a diminuir o efeito de estufa e melhorar o meio ambiente. Mas existem outros gases que são realmente nocivos para o ser humano e que, agora, serão alvo de critérios mais apertados.

Hidrocarbonetos e óxidos de azoto, os gases a eliminar nos veículos a diesel

Até 2020 os veículos produzidos pelas marcas automóveis terão de emitir até 95 g/km de CO2. Mas para além disso os veículos a diesel só poderão emitir até 80 mg/km de óxidos de azoto (NOx). Até aqui eram permitidas 180 mg/km. Ou seja uma redução de mais de 50%. Por sua vez nos blocos a gasolina o valor de NOx mantém-se nos 60 mg/km. Também nas emissões combinadas de hidrocarbonetos e de óxidos de azoto, apenas aplicáveis a viaturas diesel, o limite passa de 230 mg/km para 170 mg/km, ou seja é reduzido em quase metade.

Para além dos novos valores de emissões, a norma Euro 6 obrigará os fabricantes de automóveis a garantir uma durabilidade dos dispositivos de controlo da poluição para uma distância de 160.000km. Isto levará as marcas a reverem os seus sistemas de filtragem de partículas e de emissões, principalmente nas viaturas a diesel. No entanto já há viaturas no mercado que respeitam estas normas. Uma das vantagens destes critérios será a diminuição do imposto a pagar uma vez que as emissões poluentes serão menores. Resta saber se irá encarecer o preço das viaturas e quais serão os custos com a manutenção destes sistemas bem como os intervalos de revisões.

Recorde-se que a primeira norma (Euro 1) só entrou em vigor em 1990. Nessa altura as emissões combinadas de hidrocarbonetos e de óxidos de azoto eram de 970 mg/km para viaturas a gasolina e a gasóleo. Agora passarão para 170 mg/km. O ser humano agradece um ambiente mais limpo e um ar mais respirável.

1 comentário:

smart

Isto faz aumentar as revisões?

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