alfa romeo aston martin audi bentley bmw bugatti chevrolet chrysler citroën dacia dodge ferrari fiat ford honda hyundai jaguar jeep kia lamborghini lancia land rover lexus
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
lotus maserati mazda mercedes-benz mini mitsubishi nissan opel peugeot porsche renault saab seat skoda smart subaru suzuki tata tesla toyota volkswagen volvo outras
novos usados automáticos
compra venda leilões desporto código estrada & carta art car fiabilidade oficinas comparativos tuning motores vendas clássicos indústria nacional recordes mecânica tráfego radares
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
ambiente & combustíveis notícias tecnologias gadgets prémios segurança consumos pneus resistência logotipos seguros energias alternativas sinistralidade estacionamento concepts teasers impostos filmes humor
Grupo Fiat Chrysler Automobile prepara-se para vender a Ferrari (2014)
O Grupo Fiat Chrysler Automobile (FCA) está a prepara-se para vender a Ferrari. Depois de concluída a fusão com a Chrysler a Fiat quer agora vender a marca de carros de luxo desportivos. Uma necessidade ou uma estratégia? Vender um activo tão importante pode ter um impacto negativo na marca. A FCA actualmente detém 90% da Ferrari e os outros 10% pertencem a Piero Lardi Ferrari, filho do criador da marca do cavalinho.
Depois de 45 anos a ligação entre a Fiat e a Ferrari chega assim ao fim. A dispersão de 10% do capital será feita em bolsa nos EUA e/ou Europa o que permitirá que qualquer um possa ser accionista da mítica marca. E os restantes 90% serão distribuídos pelos accionistas do grupo. A operação faz parte de um plano para angariar um total de 48 mil milhões de euros. Provavelmente a Fiat olha para a Ferrari como uma marca dispendiosa e financeiramente pouco sustentável que apenas consegue vender 6.500 unidades por ano.
Mas o impacto mediático da venda será forte. E as implicações são várias. Por exemplo o que irá acontecer à equipa de Fórmula 1? A Ferrari começou a vender carros para financiar a equipa de corrida mas com a entrada da Fiat ficou mais fácil obter capital. Depois para a Ferrari crescer terá de seguir os passos da Porsche, ou seja colocar no mercado modelos a diesel e veículos do género SUV? E a grande questão é mesmo quem irá adquirir a Ferrari: grupo Volkswagen ou Toyota?
///
2014,
ferrari,
fiat,
notícias artigos
1 comentário:
triste a ferrari chegar a isto