Honda NSX II, a "bomba" japonesa está de volta (2016)



Quando o Honda NSX foi apresentado pela primeira vez em 1991 causou uma enorme surpresa no mundo automóvel. A tecnologia envolvida e as performances mostravam um veículo capaz de ombrear lado a lado com veículos de marcas como a Ferrari ou Porsche. De facto o NSX foi o projecto da Honda para um veículo de alta performance. E quem tratou de afinar a máquina, na altura, foi o piloto da McLaren-Honda, precisamente o brasileiro Aytron Senna.

A Honda aproveitou a experiência adquirida na Fórmula 1, onde conquistou vários títulos, para transpor toda a tecnologia aos veículos comerciais.O motor VTEC (tecnologia de controlo variável das válvulas), totalmente aspirado e sem turbos, era a pérola da marca nipónica e deu bons frutos nos carros que saíram das fábricas japonesas.

Blocos robustos, de fácil resposta e grande fôlego. No caso do NSX tratava-se de um bloco V6 de 3.0L com 280cv montado atrás do condutor para obter um melhor centro de gravidade.A tampa traseira transparente permitiam vislumbrar o propulsor, o coração do NSX.



Era possível optar por uma versão ainda mais desportiva Type R que retirava algum equipamento para reduzir o peso em 100kg e aumentar a potência. Mas o primeiro NSX trazia algumas inovações tecnológicas no mundo automóvel. Desde logo a designação NSX que são as iniciais de New Sports eXperimental, que prometia algo diferente. A sua carroçaria era toda feita em alumínio, uma novidade, o que o tornava leve e ágil.



Um trabalho complexo de engenharia notável da Honda

Agora passados 25 anos a Honda mostra a segunda geração do NSX. Vem mais potente, mais preciso e eficaz em curvas. Está mais pesado mas, ao contrário do primeiro modelo, a Honda optou por render-se à tecnologia turbo. A Honda traz outra inovação no novo NSX - vem com tecnologia híbrida. É o primeiro desportivo híbrido. Ao bloco V6 bi-turbo de 3.5L, mantido ao centro, juntam-se três propulsores eléctricos. Juntar um bloco com dois turbos de injecção mista, e ainda motores eléctricos não é uma tarefa fácil. Mas a Honda conseguiu, o que permite arranques fulminantes e um controlo absoluto da máquina.



Esteticamente o novo NSX evidencia linhas mais agressivas com ópticas rasgadas e pontiagudas. Está mais elegante e esguio. Inúmeros rasgos na carroçaria dão um ar felino ao novo NSX. A traseira é bastante feliz com as ópticas marcadas por uma faixa horizontal contínua em leds e um vinco central na carroçaria a marcar o eixo de simetria. Quanto a prestações o novo NSX é surpreendente. A resposta é instantânea. A potência passou de "modestos" 280 cv para uns estonteantes 581 cv e necessita de apenas 2,7s para alcançar os 100km/h.



A sonoridade também impressiona, uma vez que falamos de um híbrido. Vem com quatro modos de condução (Quiet, Sport, Sport+ e Track). O novo NSX cola-se ao asfalto com muita facilidade o que permite agarrar as curvas sem problemas. Tudo isto é feito com tracção às quatro rodas e graças a um sistema electrónico de controlo de tracção e estabilidade extremamente eficaz. Vem com caixa automática de 9 velocidades com passagens de mudanças quase imperceptíveis. As travagens são firmes sem vacilar mantendo o equilíbrio, e permitindo carregar os motores eléctricos.

O que diria Senna deste novo NSX?

Caso Senna ainda fosse vivo ficaria de queixo caído com este novo NSX. É tudo mais fácil e intuitivo. A máquina compensa alguns erros do condutor. A posição de condução é fantástica ao nível de um superdesportivo. O novo NSX está pronto para deixar os Ferraris mais "modestos" a desaparecerem no retrovisor. Mas atenção que este é um carro exclusivo. Custa 200 mil euros e não existem concessionários da Honda na península ibérica que comercializem o modelo.

Veja o Honda NSX em teste na pista do Estoril





Ouvir o cantar do motor V6





Jay Leno's Garage e a chefe responsável pelo design do novo NSX



Mecânica
Motor combustão: gasolina, central, 3.5 V6, 3.493 cm3
Alimentação motor combustão: injecção mista, com bi-turbo
Potência motor combustão: 507 cv às 6000-7500 rpm
Binário 550 Nm 2000-6000 RPM
Potência motor eléctrico: 48cv 3000 rpm
Potência dois motores eléctricos: 37cv cada 4000 rpm
Potência combinada: 581 cv
Tracção: 4 rodas
Caixa: automática 9 velocidades

Dimensões
Peso: 1700 kg
Mala: 110 L
Depósito: 59 L

Prestações
Velocidade máxima: 308 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 2,7 s

Consumos
Combinado: 10 L/100km
Emissões CO2: 228 g/km

Preço
a partir de 200.000€

Prós e contras
+ Design, qualidade, tecnologia, condução, prestações
- Preço

1 comentário:

Anónimo

grande máquina

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